Continued"> Continued"> Continued">
  • blog | Você conhece as competências do século 21?

Você conhece as competências do século 21?

Ler, escrever e calcular são habilidades primordiais que adquirimos ao longo de nossa carreira escolar. Contudo, os rápidos avanços tecnológicos e as profundas transformações socioculturais das últimas décadas aceleram o ritmo das nossas rotinas, mudam as nossas relações e evidenciam que, apesar de indispensáveis, o letramento e as ciências exatas não são o suficiente para a inserção de um indivíduo potente no mercado de trabalho ou em nossa sociedade como um todo.

A fim de viabilizar uma formação plena que atenda às novas demandas coletivas e corporativas, escolas e educadores reinventam suas metodologias, refletindo antigas práticas pedagógicas e indo de encontro ao que pesquisadores recentemente denominaram como “Competências do Século 21”: uma forma inovadora de pensar o ensino.

Instituições que baseiam suas técnicas nas Competências do Século 21 buscam desenvolver no aprendiz habilidades cognitivas essenciais ao ser humano, como interpretação, comunicação, criatividade, pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas. O conceito também se aprofunda no âmbito Interpessoal – habilidade de expressar ideias e de colaborar com outras pessoas – e no âmbito Intrapessoal – habilidade de compreender as próprias emoções através de atividades que estimulam a perseverança, a tomada de iniciativa e o autoconhecimento.

Aqui estão as principais Competências do Século 21 de acordo com as pesquisas:

Comunicação – ninguém é capaz de alcançar metas sem antes conseguir expressar claramente seus pensamentos. Uma boa instituição de ensino cria espaços seguros e acolhedores para que o aluno aprenda a se comunicar de maneira objetiva, eficaz e significativa.

Criatividade – a criatividade não é apenas importante para a gestação de novas ideias como também se faz necessária na resolução de problemas. Atualmente, a maior parte das empresas prioriza funcionários criativos que agregam valor à equipe. O papel da escola é permitir que o aluno se sinta à vontade para sugerir soluções e criar seus próprios projetos.

Pensamento Crítico – ‘O que isso quer dizer?’, ‘Como essa informação pode me ajudar a atingir o meu objetivo?’, ‘Como esses dois pontos se conectam?’. O pensamento crítico dá ao aluno ferramentas para superação de obstáculos, tornando-o em um aprendiz independente. O professor está ali para auxiliar, mas é o aluno quem interpreta o conteúdo por si mesmo.

Colaboração – o trabalho em equipe é uma habilidade muito apreciada desde o século passado, mas nem sempre as escolas conseguem desenvolver o senso de colaboração em seus alunos. Para além da competitividade, a escola também deve criar um espaço de empatia, confiança e valorização da diversidade entre os estudantes.

Conectividade – hoje em dia, estar conectado com o outro também significa estar conectado à tecnologia, às redes sociais e aos meios de comunicação. Uma escola que se inspira nas Competências do Século 21 está sempre atualizada e antenada em ferramentas que promoverão novas experiências aos alunos.

E aí, gostou? Fique ligado em nosso feed para acessar mais conteúdos como esse!

Escrito por: Marina Farias, professora do My HUB.

APROVEITE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES E OFERTAS POR EMAIL

Todos os diretos reservados В© - 2022 - My Hub

My Hub
Open chat
Fale conosco!