• blog | Você conhece as opções de intercâmbio disponíveis?

Você conhece as opções de intercâmbio disponíveis?

Se você tem a intenção de fazer um intercâmbio no exterior é importante que saiba que existem diferentes possibilidades para explorar sua viagem internacional. O período mínimo de um intercâmbio é de 2 semanas de curso, mas nesses casos é preciso que o intercambista tenha no mínimo 16 anos. Com foco no aprendizado, as salas de aulas de cursos internacionais costumam ser compostas por estudantes do mundo todo, mas com o mesmo nível de habilidade na nova língua, definidos a partir de teste realizado pela escola antes do início das aulas.

 

Vamos explicar aqui as formas mais comuns de intercâmbio. Confira:

 

Intercâmbio high school/ensino médio

Cursar um ano do ensino médio no exterior pode ser uma excelente oportunidade de imersão em uma cultura diferente e de amadurecimento pessoal. Esse estudo é indicado para jovens entre 14 e 18 anos. Nessa opção, o intercâmbio vai além de aprender o novo idioma, o aluno vive como um nativo, frequentando aulas, participando de atividades esportivas e culturais, de evento sociais e viagens escolares, convivendo com uma família local.

Esse tipo de curso geralmente tem duração de um semestre ou ano letivo, depende do sistema de ensino do país escolhido.

 

Intercâmbio Estudo + Trabalho

Essa forma de intercâmbio combina aprendizado com retorno financeiro. Nesse caso é preciso escolher a escola e curso que você deseja fazer, combinar suas atividades e melhorar o seu currículo. Geralmente, é preciso ter mais de 18 anos para esse programa, e a duração irá depender do país. A Austrália, Nova Zelândia e Irlanda costumam ser bons destinos para essa forma de intercâmbio. Se estiver matriculado em cursos com duração de no mínimo 4 ou 6 meses, se torna mais fácil conseguir a permissão de trabalho.

 

Intercâmbio Au Pair

Outra opção de intercâmbio com trabalho é o de Au Pair, uma espécie de babá que mora na casa da família. Nessa opção, o intercambista trabalha para uma família do país tendo obrigações como buscar crianças na escola, cuidar da higiene e alimentação delas, realizar atividades e brincadeiras durante o dia e ajudar nas tarefas. Nas horas vagas do trabalho é possível estudar e fazer passeios turísticos. Trabalhar em outro país é uma ótima forma de economizar dinheiro, estar próximo de outra cultura e aperfeiçoar outro idioma.

 

Programa de intercâmbio com voluntariado social

Fazer trabalho voluntário em outro país é uma forma de imersão em outra cultura, aperfeiçoar o idioma e melhorar o currículo com uma atividade diferente e importante para a carreira profissional. Existem diversos programas de voluntariado no mundo todo que é possível aliar intercâmbio com trabalho social. O intercâmbio com voluntariado costuma ser mais indicado para quem já tem um nível intermediário no idioma, pois será necessário interagir com pessoas que você irá ajudar. Ter uma graduação também pode ser uma facilitação para esse programa, por existirem opções específicas para algumas profissões como médicos e jornalistas.

 

Intercâmbio com foco profissional

Aliar o estudo do idioma com a especialização profissional é uma ótima opção para pessoas que querem incrementar seu currículo. Existem excelentes programas de intercâmbio para universitários, graduandos e pós-graduandos, que já tem mais maturidade e independência, e podem aprender muito nessa forma de viagem. Mas preste atenção, grande parte dos programas de intercâmbio com foco profissional tem como exigência os testes de proficiências, como Toefl e Ielts.

 

Intercâmbio de férias

Essa é a melhor opção para quem não tem tanto tempo disponível para aprender um novo idioma. Esse tipo de programa costuma combinar aulas com turismo. São cursos de menor duração mas com intensa programação cultural e de aprendizado. Além de ser uma ótima forma de conhecer pessoas de outros lugares.

 

O intercâmbio pode ser uma experiência enriquecedora para aqueles que querem ir além do curso de idiomas. É uma forma de conhecer novas culturas, enriquecer seu currículo, além de conhecer novos lugares e pessoas. Você irá ampliar sua visão de mundo.

 

E aí, já decidiu qual o melhor intercâmbio para você? Nos conte se você já fez ou conhece alguém que fez alguma dessas formas de intercâmbio. E se está em dúvida quanto a qual escolher, fale com a gente. Vem pro Hub!

 

APROVEITE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES E OFERTAS POR EMAIL

Todos os diretos reservados © - 2020 - My Hub

Vamos conversar?

My Hub