Continued"> Continued"> Continued">
  • blog | AROUND THE WORLD – AULA BASEADA EM CONTEÚDO 

AROUND THE WORLD – AULA BASEADA EM CONTEÚDO 

Este planejamento foi elaborado para um grupo de oito crianças de 8 a 10 anos de idade. Turma heterogenia em termos linguísticos e maturidade. O livro utilizado foi o Time Zones Starter, considerado um material didático preparatório para a série Time Zones da National Geographic Learning. Foram planejadas quatro horas de aula que foram desenvolvidas em duas semanas com os seguintes objetivos:

Ativar conhecimento prévio linguístico e de mundo;

Ampliar conhecimento sobre diferentes países ao redor do mundo;

Desenvolver estratégias de listening;

Desenvolver as competências: pensamento crítico, colaboração e comunicação.

A atividade escolhida para atingir estes objetivos foi um vídeo envolvendo seis países em seis continentes diferentes, população de cada um e temperatura média em diferentes estações do ano. O planejamento foi dividido em três momentos distintos: preparação, produção e resultado de aprendizagem.

Preparando os alunos para as atividades:

Os objetivos neste primeiro momento eram:  ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre continentes, países, meses e estações do ano, números cardinais e ordinais; estimular a curiosidade dos alunos em relação ao conteúdo a ser desenvolvido.

Foram utilizadas duas formas de agrupamento nesta fase: pares e grupos com quatro alunos.

Em pares e com um mapa mundi em mãos, os alunos identificaram, nomearam e delinearam os continentes. Em seguida, foi pedido para cada dupla listar em uma folha o maior número de países que conseguissem lembrar. Ao término, os países foram escritos na lousa pelos alunos com o intuito de checar a ortografia. Esta lista de países foi utilizada para praticar números ordinais e cardinais respondendo perguntas como:

How many countries are there that start with the letter S?

What’s the name of the fifth country?

Posteriormente, cada dupla selecionou e escreveu dez países em seus mapas tendo o cuidado de identificar a qual continente eles pertenciam. Os alunos tiveram acesso à internet para consulta em caso de dúvida.

Para relembrar as estações do ano e suas características foi usada  uma música no formato de vídeo clip.

Os alunos foram reagrupados em dois grupos de quatro alunos e os países Brasil e Estados Unidos escritos na lousa. Foi escolhido, com a ajuda dos alunos, o mês de março. Usando estas informações, foram discutidas as diferenças de clima entre estes dois países e as estações correspondentes. Com a intenção de desenvolver pensamento crítico, foi proposto o seguinte desafio:

Why is it summer in Brazil but winter in the United States in March?

Após discussão feita pelo grupo e sem nenhuma intervenção do professor , os alunos chegaram  à uma conclusão usando como apoio uma imagem do mapa-mundi com a linha do Equador e os hemisférios norte e sul.

 Produção e resultado de aprendizagem dos alunos:

Usando os mapas produzidos por eles, a tabela abaixo e os símbolos das estações, os alunos tinham a tarefa de entrevistar uns aos outros: What’s the season in January in Brazil? It’s summer.

Após a resposta, os alunos selecionaram o símbolo correspondente à estação e colaram ao lado do país em seu mapa. Vejam o mapa abaixo:

(Ricardo, 8 anos e Manu, 9 anos)

Os alunos ainda assistiram ao vídeo da Unit 2 e responderam às atividades abaixo:

https://ngl.cengage.com/timezones/resources/student/starter

Em pares, colocaram os países em ordem de acordo com o tamanho, usando as seguintes sentenças  como modelo: The first is China. There are 1.4 billion people in China.

Alunos do Time Zones Starter: Ricardo, Manuella, Matheus, Kepson, Isaac, Isadora, Maria Eduarda, Rafael.

Teacher: Erika Ferrando

APROVEITE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES E OFERTAS POR EMAIL

    Todos os diretos reservados В© - 2024 - My Hub

    My Hub
    Fale conosco!